Contratação no comércio com variação do público na semana: conheça vantagens!

Em meio à crise, agravada principalmente pela pandemia da Covid-19, o trabalho intermitente tornou-se uma alternativa para brasileiros que desejam entrar no mercado de trabalho e para empresários que não conseguem arcar com custo de pessoal elevado. O setor de comércio é um dos segmentos que mais contrata na modalidade, principalmente por contar com variação de público ao longo da semana. Dessa forma, a contratação pode ser positiva para estabelecimento com alta de clientes de segunda a sexta-feira, mas também para quem atende aos sábados e domingos.

Por isso, hoje queremos destacar a importância do contrato de trabalho intermitente para essas empresas.

 

Remunere por horas trabalhadas

Este é um benefício para as empresas que apresentam maiores demandas de trabalho em períodos alternados. O contrato de trabalho intermitente permite que o empregador convoque o funcionário para períodos específicos, de horas ou dias, e remunerá-lo de acordo com o tempo da prestação de serviço, sempre ao final da jornada.

Construtoras e empreiteiras de obras, por exemplo, normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para aumentar a produtividade e até respeitar o final de semana de descanso daqueles vizinhos que moram próximo à obra. No entanto, bares e restaurantes costumam concentrar as atividades de sexta-feira à domingo, normalmente no período da noite. Duas realidades totalmente diferentes, nas quais a contratação – e consequentemente a remuneração – pode ser feita apenas para os dias de grande demanda de trabalho. Algumas empresas de eventos e lojas com faturamento maior nos finais de semana também se enquadram nessa realidade.

 

Trabalhador: dê adeus ao bico!

É comum que algumas pessoas optem por bicos ou freelancers para complementar a renda no final do mês. Com um job como garçom aqui, outro como vendedor ali, muitos brasileiros lutam para não ficar no vermelho. Mas e a segurança jurídica nessa relação de trabalho? E os direitos trabalhistas? O contrato intermitente só é possível com assinatura da carteira de trabalho, o que garante os benefícios trabalhistas previstos na CLT, diferentemente dos demais.

 

Restou alguma dúvida sobre porquê apostar no contrato intermitente? Entre em contato conosco!

 

Leia também