Contrato intermitente responde por quase um terço do saldo de admissões no Brasil entre janeiro e novembro de 2020

Os contratos de trabalho intermitente foram responsáveis por quase um terço do saldo positivo do acumulado de todas as contratações formais entre janeiro e novembro de 2020. 

Dados do Novo Caged apontam que o total de admissões em todas as modalidades neste período foi de 13.840.653 contra 13.613.628 demissões resultando num saldo positivo de 227.025 empregos.

Enquanto isso, as contratações intermitentes acumularam saldo de 64.327 resultado de 162.857 admissões contra 98.530 demissões no período de onze meses do ano passado, o que representa 28,33% do saldo total. 

Os setores de comércio, serviços e construção foram os que mais aderiram à modalidade.

Segundo o advogado especialista em Direito do Trabalho, Rodrigo Vinicios Fidencio, sócio na Symee Contrato Intermitente, a participação expressiva se deve à necessidade de flexibilização de muitos setores para sobreviverem à pandemia.

“Empresários do setor de comércio, por exemplo, precisaram fechar as portas no lockdown e depois reabrir com restrições de público. Com a instabilidade, a melhor saída para manter o negócio aberto foi optar pelo contrato intermitente onde ele registra a carteira do funcionário e paga apenas pelas horas trabalhadas”, explica.

Os dados do Novo Caged mostram ainda que o único mês com resultado negativo para essa modalidade foi abril, quando foram registradas pouco mais de 3 mil demissões a mais que admissões.

“Esse resultado foi o reflexo da paralisação total em quase todas as atividades na segunda quinzena de março e que se estendeu em abril. Mas com a reabertura parcial o saldo de contratações voltou a ficar positivo e não parou de crescer atingindo seu pico em novembro resultando em um aumento de quase 50% no número de admissões se compararmos os números absolutos de janeiro e novembro”, analisa Fidencio.

Quer saber mais sobre a modalidade que vem ganhando destaque no Brasil? Fale conosco pelo e-mail contato@symee.com.br ou pelo WhatsApp (47) 4108-4108.