3 vantagens do trabalho intermitente para a retomada do setor de eventos

Os setores de eventos, cerimoniais e entretenimento foram os mais afetados durante a pandemia. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae no mês de abril de 2020, 98% da categoria foi atingida. Isso significa um impacto severo em uma indústria que representa 4,32% do PIB nacional, gera 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados e paga mais de R$ 48 bilhões em impostos.

Com a chegada da crise provocada pelo isolamento social e o cancelamento dos eventos em todo o Brasil, 57% das empresas do ramo foram obrigadas a fechar as portas. Tais decisões atingiram segmentos como branded experience, patrocínios, apresentações artísticas, produtores, equipes de apoio, parceiros, cenografia, alimentação, entre outros.

Diante do cenário, empresários tiveram que criar ou reformular experiências, como os cinemas, shows e palestras drive-in e zoos safari, e renegociar prazos e créditos para utilizar futuramente. Enquanto isso, muitos investiram na criação de protocolos de segurança para tentar viabilizar a retomada, que tem sido lenta visto que a pandemia atingiu um novo pico de infecções e óbitos na virada do ano.

Nesse sentido, a situação do setor permanece preocupante, visto que ainda não foram encontradas maneiras seguras de realizar eventos, o que reduz o nível de confiança de contratantes e, também, colaboradores. Vale destacar que nem todos os nichos da indústria foram incluídos na Lei Aldir Blanc de apoio à cultura.

No entanto, está tramitando na Câmara Federal um Projeto de Lei (5638/20) para criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que visa oferecer condições de mitigação das perdas provocadas pela pandemia, com medidas como parcelamento de débitos tributários e não tributários em qualquer estágio de cobrança para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Outro ponto importante a ser trabalhado é a preparação das empresas para a retomada econômica pós-pandemia (agora que a vacinação está em curso no Brasil). E uma das maneiras de fazer isso é apostando no contrato de trabalho intermitente.

Neste artigo, você confere as 3 principais vantagens desse modelo de contratação para o setor de eventos. Continue a leitura!

1. Possibilidade de remunerar por demanda e horas trabalhadas

Como já foi constatado, a retomada do setor será gradual, à medida que for possível viabilizar um ambiente seguro para convidados, atrações e colaboradores. Nesse sentido, será complicado para as empresas fazerem contratações fixas com registro em carteira, visto que será inviável remunerar e cumprir com as obrigações salariais e direitos do colaborador enquanto as demandas por eventos não voltarem à normalidade.

Por meio do contrato intermitente, no entanto, é possível pagar o colaborador por horas trabalhadas, garantindo-lhe seus direitos de maneira proporcional ao período em que o trabalho foi executado. Assim as empresas têm a chance de recuperar a estabilidade financeira, ao passo que criam oportunidades de trabalho e ajudam a fazer o dinheiro circular na indústria.

2. Maior segurança jurídica na contratação do serviço

Outra vantagem importante do contrato intermitente é o fato de que a modalidade garante maior segurança jurídica entre as partes envolvidas. Isso porque o trabalhador intermitente também tem a sua carteira assinada e os seus direitos assegurados, o que permite uma relação de maior confiança entre empresa e colaborador, evitando possíveis complicações legais inerentes ao trabalho informal.

3. Fidelidade elevada entre empresa e colaborador

Por fim, o fato de existir uma relação com vínculo empregatício, ainda que o colaborador atenda por demanda e tenha o direito de dispensar o serviço (tal qual nas modalidades freelancer, PJ ou informal), o contrato intermitente permite uma relação de maior fidelidade por parte do trabalhador, pois ele sabe que terá acesso aos direitos trabalhistas e o acordo combinado ficará registrado em sua carteira de trabalho.

Gostou de conhecer essas vantagens? Então, que tal dar mais um passo e conhecer a plataforma Symee de gestão de contratos de trabalho intermitente e entender como ela pode ajudar a sua empresa de eventos na retomada pós-pandemia? Entre em contato agora mesmo!