Trabalho intermitente como alternativa para a informalidade no Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 9 milhões de brasileiros entraram na informalidade no segundo trimestre de 2020. A taxa de informalidade atingiu 37,4% da população – mais de 30 milhões de trabalhadores informais no país. Os índices são resultados das altas taxas de desempregos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, que resultou numa crise econômica e sanitária capaz de fechar milhares de empresas.

Em contrapartida, o contrato de trabalho intermitente respondeu por quase um terço do saldo positivo de admissões no Brasil, entre janeiro e novembro do último ano, como já comentamos aqui. Mas esse saldo ainda representa uma pequena fatia quando comparado aos dados da informalidade. Muitas empresas ainda optam pelo risco de trabalhadores informais porque contratam por demanda. Nesse sentido, o trabalho intermitente pode ser uma grande alternativa para combater a informalidade no país: já que permite à empresa acionar e remunerar o trabalhador por períodos em que existe demanda com segurança jurídica; ao passo em que garante ao trabalhador os direitos básicos trabalhistas, inclusive de seguridade social.

Se você é trabalhador informal, que tal sugerir às empresas que te acionam a contratação intermitente? Confira abaixo alguns benefícios:

Carteira assinada e direitos trabalhistas

A primeira vantagem do trabalho intermitente para os trabalhadores é a inserção no mercado de trabalho formal, com carteira assinada e os direitos e benefícios trabalhistas resguardados – férias e 13º proporcionais, contribuição social ao INSS para garantir benefícios como licença maternidade, entre outros.

Flexibilidade

Trabalhadores que escolherem a informalidade por conta da flexibilidade de horários, a fim de escolherem quando trabalhar, também saem beneficiados no contrato intermitente. A modalidade permite que a pessoa aceite as convocações de trabalho, enviadas preferencialmente com três dias de antecedência pelo empregador. E engana-se quem acha que a recusa pode resultar em demissão por justa causa.

Acesso a mais postos de trabalho

Este é um benefício para quem gosta de se desafiar e vivenciar várias oportunidades ao mesmo tempo. Instituída pela Reforma Trabalhista, a modalidade permite que uma pessoa possa atuar em dois ou mais postos de trabalho, com carteira assinada e alternando as jornadas de acordo com o aceite de convocações.

Tecnologia de gestão

Para facilitar a gestão de contratos intermitente, criamos a plataforma Symee. O sistema automatiza todo o processo de gestão nessa modalidade, da chamada do profissional, ao controle de horas e todos os cálculos de remuneração e emissão de recibos, a fim de facilitar essas contratações e fomentar o emprego formal. Quer conhecer? Entre em contato com a nossa equipe!